A lancha 16 pés é considerada uma estrutura frágil e de pequeno porte, por isso, não é indicado que o marinheiro enfrente o mar agitado com uma lancha 16 pés.

Em situação de risco, a dica é que a lancha de 16 pés retorne à costa, mesmo que a possa ser danificada ou ficar encalhada na areia.

A lancha 16 pés pode ser usada na prática esportiva, no entanto, alguns cuidados são necessários. A embarcação mais recomendada para a prática do parasail deve ser uma lancha 16 pés, o que equivale a 5,4m de comprimento e a um motor com 70 HP de potência. 

Mesmo que você não utilize a lancha 16 pés para praticar esportes, o ideal é que ela seja equipada com um motor de popa de, pelo menos, 60HP

Alguns tipos de lanchas 16 pés que a Moto Oeste disponibiliza: Lancha de Aluminio Levefort Malibú 16; Lancha de Alumínio Levefort Malibú 16 c/ Motor de Popa Yamaha 50 HP 2 Tempos; Lancha de Alumínio Levefort Malibú 16 c/ Motor de Popa Yamaha 60 HP 4 Tempos; Lancha de Alumínio Levefort Malibú 16 c/ Motor de Popa Yamaha 60 HP 2 Tempos