Na hora de comprar a sua embarcação, várias dúvidas podem surgir, inclusive a diferença entre os tipos de veículos náuticos como, por exemplo, os iates, barcos, veleiros, lanchas e etc.

Hoje nos concentraremos em explicar quais as diferenças entre iate, barco e lancha e explicar também quais são as indicações de acordo com o que você procura e o que você pretende com a embarcação.

Vamos lá? É só conferir os itens abaixo e entender melhor sobre o assunto.

- Iate.

O iate é, normalmente, destinado ao lazer. Ele tem uma versão movida a vela e outra a motor, sendo a segunda muito mais rápida que a primeira opção.

Perfeito para quem quer uma embarcação de luxo e com muito espaço, já que geralmente possui conforto, diversos cômodos e divisões, além de acessórios que permitem que a embarcação seja usada como uma casa ou área de descanso mesmo.

Para passar longos períodos no mar é perfeita, já que é auto suficiente por conta do gerador de energia próprio.

- Barco.

Já o barco proporciona passeios mais tranquilos e com mais oportunidade de aprender sobre navegação e seus inúmeros detalhes.

O barco tem um espaço mais limitado, porém pode ser perfeito para pequenos passeios, curtos períodos no mar, pescas ou viagens tranquilas e aconchegantes em família.

Os barcos são seguros, resistentes e podem ser a vela ou a motor, dependendo dos seus dotes de navegação e se você quer andar com mais rapidez ou se isso não é tão importante.

- Lancha.

A lancha também é uma embarcação feita para o lazer ou para esportes aquáticos. Por ter um tamanho bem menor, ela pode ser utilizada em locais menores que o mar, para passeios em diferentes águas, como represas ou rios.

Apesar de ser menor, tem conforto e opções com cabines equipadas ou proas abertas e mais espaço para levar outros passageiros com você.