Desempenho de classe mundial
O sistema avançado de gestão de alimentação de combustível combina estratégias sofisticadas de gestão do motor com componentes testados em alimentação de combustível e sistema de controle para gerar melhor rendimento, aumentando a confiabilidade e reduzindo emissões - tudo contribuindo para desempenho de classe mundial em navegação.
O sistema de Injeção de Combustível Multi Port é monitorado e controlado pelo computador do motor (ECM), proporcionando as seguintes vantagens: resposta de aceleração melhor e mais linear, excelente partida na batida da chave em qualquer clima, marcha lenta confiável, consumo reduzido de combustível e melhor controle de emissões.
Robusto e confiável
Motor de 4,3 litros a gasolina em configuração V-6, com bloco de motor e cabeçotes em ferro fundido para maior durabilidade e resistência à corrosão. Componentes críticos do motor projetados e produzidos especialmente para o ambiente marítimo. Bomba de água salgada, filtros de óleo e combustível, e tanque de líquido de arrefecimento (opcional) localizados na parte dianteira do motor para fácil acesso de serviço. Pontos de serviço com código de cores.
Sistema de escape projetado para o ambiente marítimo, com coletores e risers com tratamento EDP para aumentar a vida útil e maximizar fluxos para maior potência.
EVC-E
A próxima geração do comprovado Electronic Vessel Control (Controle Eletrônico de Embarcação) aprimora a experiência do piloto. Agora E-key, E-key remote e o sistema integrado Autopilot estão disponíveis como opcionais para o EVC.
Controles e comandos com projeto ergonomico que proporcionam extremo conforto em pilotar. Os botões integrados aos comandos facilitam o acesso a funções opcionais, como o Power Trim Assist, Tow Mode, e Single Lever Control.
Para completar a sua comodidade e facilitar a pilotagem é possível escolher monitores e mostradores de fácil leitura, incluindo o monitor colorido de sete polegadas. Ainda está disponível a função de computador de bordo para ter precisão na gestão de combustível e minimizar os impactos ambientais. A sincronização de motores é de série nas configurações twin (dois motores).
Rabetas Duoprop® - Alta performance
Os sistemas de propulsão são equipados com embreagem cônica, para trocas macias e fáceis, engrenagens helicoidais, para resistência máxima com mínimo de ruído, e eixo com luva de segurança, para minimizar os caros reparos do sistema de propulsão.
A vanguarda em proteção contra a corrosão está atrelado ao processo de pintura com 23 passos soma-se aos ânodos de sacrifício. O sistema de proteção contra corrosão ativa está disponível como opcional.
Ambos os sistemas de propulsão têm saída de descarga através do cone da hélice e placa de cavitação para reduzir o ruído e a vibração.
O sistema Duoprop® com suas duas hélices girando em direções opostas produz velocidade, aceleração, direção e economia de combustível inigualáveis. Um conjunto completo de hélices em aço inoxidável está disponível.
Os sistemas de propulão centro rabeta Volvo Penta possuem comandos eletrônicos e estão habilitados a receber os softwares de power trim, single lever, cruise control e trip computer.
Descrição técnica:
V6-225 EVC
Motor e bloco
• Bloco e cabeçote de cilindro em ferro fundido para boa resistência
à corrosão
• Trem de válvula composto de came único, levantadores hidráulicos
de válvulas, hastes e duas válvulas por cilindro
• Pontos de serviço com código de cores
Suporte do motor
• Quatro coxins em borracha ajustáveis, um de cada lado do motor e
dois entre o espelho de popa e o motor
Sistema de lubrificação
• Sistema de lubrificação pressurizado com filtro ecológico com
elemento em papel de fluxo total
• Filtro de óleo em posição remota para facilidade de acesso
Sistema de combustível
• Sistema de injeção de combustível Multi Port
• Filtro separador de água de alta capacidade
• Duas bombas elétricas de combustível
• Mangueiras de combustível flexíveis
Sistema de admissão e exaustão
• Coletor de admissão com módulo Integral Ar Combustível
• Corta-chama
• Ventilação de cárter em circuito fechado
• Coletores de escape com refrigeração por água do mar e risers em
ferro fundido revestidos em EDP
• Linha de escape com tubulação e foles para saída de escape através
dos sistemas de propulsão
Sistema de refrigeração
• Refrigeração por água do mar com controle de termostato
• Sistema de refrigeração por água doce disponível como opcional
• Bomba de água salgada montada no virabrequim
• Correia de serpentina com tensor de mola
• Encaixe fácil para purga do sistema de refrigeração com água doce
Sistema elétrico
• Sistema em 12V protegido contra corrosão
• Conector de 14 pinos motor-barco
• Unidade ECM assegura desempenho ideal constante com
capacidade de diagnóstico
• Regulador de carga com sensor de bateria para compensação de
queda de tensão
• Alternador 75A com regulador de tensão transistorizado e
ventilador interno
• Sistema de Ignição Electronic Spark Timing
• Velas com ponta de platina
• Caixa de distribuição elétrica vedada contendo todos os fusíveis,
relés e disjuntores
• Disjuntor ressetável de 40 para sistema de trim
• Fusível de 20A para proteção das bombas de combustível e de 15A
para sistema de injeção
• Kit de alarme sonoro – alerta o operador sobre baixa pressão de óleo do motor ou altas temperaturas de escape ou líquido refrigerante
Sistema de direção
• Correia em serpentina acionando todas as polias do motor garante a
confiabilidade com ruído reduzido
• Bomba de direção hidráulica acionada por correia
• Direção eletrônica opcional
Instrumentos e controles
• Linha completa de controles de aceleração e troca de marchas modernos e ergonômicos especificamente projetados para motores Volvo Penta EVC
• Pacotes completos de instrumentação disponíveis para proporcionar
controle e monitoramento do motor totalmente integrados
• Acelerador e câmbio eletrônicos
• Mostrador digital de trimde trim disponivel como acessório
Motor de rabeta Aquamatic® DPS
• Última geração de motores de rabeta da empresa que inventou e
introduziu o conceito
• Embreagem cônica; trocas fáceis e macias
• Engrenagens helicoidais
• Saída de escape através do cubo da hélice e da placa de cavitação
• Acoplamento com luva de segurança entre os eixos superior e
inferior reduz danos por impacto
• Especificação de inclinação padrão 52° (42° e 32° disponíveis como
opção no pedido do motor)
• O sistema de propulsão pode girar 28° em cada direção
• Função “kick-up” embutida para redução de danos no caso de
impacto do sistema de propulsão com objeto submerso
• Processo de pintura com 23 passos
• Unidade inferior hidrodinâmica para máximo de controle e
velocidade
• Anodo de propulsão de fácil acesso localizado na parte traseira da
placa de cavitação
• Duoprop®; hélices duplas girando em direções opostas para melhor desempenho e domínio, com estrias helicoidais na hélice para redução de estresse e corrosão (reduz travamento de hélices)
Power Trim
• Sistema hidráulico com operação elétrica com mostrador de trim
para maior conforto de pilotagem
• Bomba de trim de alta capacidade integrada no escudo de popa para facilitar a de instalação e poupar espaço no compartimento do motor
Acessórios
Para mais detalhes, ver o catálogo de Acessórios e Peças de Manutenção (www.volvopenta.com.br).
Contate seu revendedor Volvo Penta para mais informações.
Nem todos os modelos, equipamentos de série e acessórios estão disponíveis em todos os países. Especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.
O motor da ilustração pode não ser idêntico ao modelo de produção em série. O sistema de joystick não está disponivel para os motores V6-225.
Este sistema está disponivel para aplicação em parelhas e a partir dos motores
V8-270.
Aquamatic® e Duoprop® são marcas registradas de AB Volvo.
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